| Mapa
| FAQs
| Quem Somos
| Mídia
| Responda
| Dúvidas
| Sugestões
|
Aula 7
:
Ok, agora você já sabe que precisa de um micro
com modem, um browser
com programa de e-mail e uma linha
telefônica para acessar a Internet. Falta só o último componente
necessário para este acesso: abrir uma conta em um provedor de acesso à
Internet. E é assim mesmo que se diz! Você "abre uma conta" num
provedor
Internet, assim como você "abre uma conta" num banco. Mas claro que as
duas não tem nenhuma relação, só tem a mesma nomenclatura, entende?
Informação
atualizada em 2011: Com a conexão 3G, você não necessitará de um provedor de
acesso para a sua conexão e o seu acesso a Web sites e a serviços de e- mail
como o Gmail ou
Hotmail, ok? Existem
outros tipos de provedores (de e-mail, de domínios, de conteúdo, etc.), mas estes não são o que estamos falando aqui.
Para abrir sua conta num provedor de acesso à Internet, você deverá
escolher um
provedor entre os vários provedores que atuam no mercado da sua cidade. Algumas questões devem estar muito bem entendidas para
que sua escolha seja a mais adequada para você:
O que é um provedor de acesso à Internet? Um provedor de acesso à Internet é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da
manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos
seus servidores Internet.
Como escolher entre os provedores?
O seu perfil como
pessoa e internauta, assim como o preço e a qualidade do
serviço serão fundamentais para a escolha do melhor provedor para
você.
Seu perfil como pessoa e internauta: Você viaja muito pelo
país e precisa acessar a Internet de onde estiver? Você é jornalista ou é
assessor de
imprensa? Você gosta de ser tratado pelo nome e tomar um cafezinho com
que lhe presta serviços? Você prefere sempre o mais barato? Você quer
velocidade e performance? Você precisa de suporte com constância? Estas
perguntas a esmo podem ajudá-lo a definir que provedor melhor se
ajusta ao seu perfil! Vejamos:
- Você viaja muito pelo país e precisa acessar a Internet de onde
estiver? Dê preferência para provedores nacionais, que podem prover acesso
a você em várias cidades do país, sem ônus adicional.
- Você é jornalista ou é assessor de imprensa? Procure provedores que
ofereçam conteúdo online rico em informações.
- Você gosta de ser tratado pelo nome e tomar um cafezinho com
quem lhe presta serviços? Prefira provedores de pequeno porte, que dão um
atendimento de maior simpatia e revelam preocupação com as
necessidades de cada cliente, individualmente.
- Você prefere sempre o mais barato? Opte pelos provedores que oferecem
os preços mais baixos, claro!
- Você quer velocidade e performance? Grandes provedores tem mais
linhas, maior velocidade de conexão, maior infra-estrutura. Olhe-os com
carinho.
- Você precisa de suporte com constância? Você precisa então de um
provedor que seja capaz de lhe dar um bom suporte técnico. Sempre.
Preço: Os provedores estão
facilitando ao máximo para atrair novos clientes. Uma pesquisa de
preços e condições oferecidas pelos provedores será então fundamental! Não
esqueça que o melhor plano é sempre o de uma mensalidade fixa por horas
ilimitadas de acesso - os planos com limite de horas e cobrança por horas
adicionais acabam sempre sendo mais pesados para o seu bolso.
Qualidade do serviço: a estrutura e o
atendimento de cada provedor determinam a qualidade de serviço que eles
oferecem aos seus clientes. Às vezes é melhor pagar mais pelo serviço de
um
provedor confiável do que ter dor de cabeça com provedores amadores - o
ideal mesmo é escolher um bom provedor que cobre uma mensalidade até a
média do mercado. Para definir a qualidade do provedor, tenha
em mente (e pergunte!) as seguintes questões:
- Qual é o número de usuários atendidos por linha de acesso do
provedor?
Quanto menor o número de usuários por linha, melhor. Isso significa que
você não enfrentará grande concorrência na hora de se conectar com o
provedor. Até 12 usuários por linha é um número aceitável. Mais do que
isso, você encontrará sinal de ocupado com frequência a cada vez que
tentar se conectar ao provedor.
- Qual é o backbone ao qual o provedor está conectado?
O que é backbone? Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de
comunicação e o hardware de transmissão e de recepção vendido aos
provedores pela Embratel,
Global One e RNP, por exemplo. Imagine o backbone como
o provedor dos provedores. É ele que permite a conexão de cada país com os
demais países do mundo pelo protocolo Internet.
Procure o backbone que apresenta maior velocidade de transmissão e maior número
de saídas internacionais e prefira um provedor ligado a ele.
- E qual é a velocidade desta conexão entre o provedor e o
backbone?
Quanto mais rápida for a velocidade de conexão do provedor com o backbone,
melhor. Quanto maior a velocidade do
provedor, melhor será o seu acesso.
- Qual é a velocidade dos modens do provedor?
Modem é um equipamento que traduz o sinal do seu micro-computador em
sinais analógicos que podem ser transportados numa linha telefônica comum.
Para que você acesse a Internet, você precisa Ter uma placa de fax/modem
no seu micro-computador e o provedor tem que ter modens na ponta dele, um modem
para cada linha de acesso disponibilizada para os usuários. Quanto mais alta for a taxa de
transmissão de bits por segundo do seu modem e dos modens do provedor,
mais rápido será o seu acesso à Internet.
- Qual é o percentual de linhas analógicas e digitais do provedor?
Linhas digitais são mais modernas e permitem mais rápida transmissão de
dados do que as linhas de centrais analógicas. Portanto, quanto mais alto
for o percentual de linhas digitais no provedor, melhor.
- Qual é o índice de downtime por mês?
Quantos minutos/horas por mês o provedor fica fora do ar para manutenção
técnica preventiva e corretiva por mês? Embora manutenções técnicas
preventivas no provedor sejam recomendadas a fim de checar e expandir
instalações elétricas e equipamentos, o provedor tem a obrigação de prover
serviços Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- O provedor oferece uma linha variada de produtos e serviços?
São muitos os serviços Internet que um provedor pode oferecer aos seus
clientes, incluindo desde o puro acesso discado à Internet até acessos
dedicados, hospedagem de websites com bancos de dados, cadastramento de
domínios, mail na web, projetos de redes corporativas, VPNs (virtual
private networks), conteúdo na forma de informações exclusivas, etc. Peça
detalhes sobre os serviços oferecidos por
cada provedor.
- O provedor é claro nas condições e preços dos serviços
oferecidos?
Sugerimos você navegar pelos Web sites dos
provedores para verificar os
serviços que oferecem, os preços e as condições. Quanto mais claras forem
as especificações, melhor. Se o site do provedor não indica os preços e as
condições de pagamento dos serviços (o que é um contra-senso, já que eles
devem dar o exemplo da boa utilização da Internet para a divulgação de
serviços), ligue para cada provedor e obtenha estas informações.
- O provedor oferece pessoal técnico para atendimento a domicílio, por
telefone ou por mail?
Quanto maior a disponibilidade imediata de pessoal de suporte técnico para
atendê-lo seja a domicílio, telefone e mail, melhor!
- Os profissionais do provedor são capacitados, atenciosos e lhe
inspiram confiança?
Fundamental. Os profissionais do provedor consultado lhe
dão respostas imediatas, detalhadas e compreensíveis?
Esta é a função de um bom atendimento. E, mesmo sem entender de "bits e
bytes" (jargão de informática),
sabemos quando alguém está dando uma resposta convincente ou não. Os
atendentes devem ser capacitados o suficiente para resolver quaisquer
de suas questões, mesmo que para isso eles peçam para verificar e ligar
em seguida para você (e, se não ligarem, ponto negativo para eles!).
Quantas vezes você
já ouviu que o problema estava na sua ponta, sem maiores detalhes ou
atenção adicional? Nesses casos, é
melhor procurar outro provedor que o trate como um ser inteligente e digno
de respeito.
- Qual é o horário de funcionamento do suporte técnico? Qual é o tempo
médio de espera para o atendimento por um técnico de suporte?
Quanto maior o horário de atendimento do suporte técnico do provedor,
melhor. Entretanto, é importante se certificar se o horário divulgado é
apenas um instrumento vazio de marketing ou se realmente funciona. E
quanto
tempo leva para você ser atendido pelo suporte? Não deveria levar mais de
um minuto.
- Qual o nível de segurança do sistema que guarda os dados pessoais dos
clientes do provedor?
Você tem direito à privacidade. A não ser que o provedor lhe preste
serviços gratuitos e declare que usará seus dados para publicidade antes
da sua abertura de conta, exija 100% de garantia como seus dados serão
mantidos com segurança.
Mais ainda, o provedor "não" pode ser imprevidente o
suficiente para deixar os seus dados em sistemas sem segurança que poderão
ser invadidos por hackers. Isso já aconteceu mais de uma vez, com danos
para os clientes dos provedores atacados. Portanto, é obrigação do
provedor manter seus dados em servidores atrás de firewalls que impeçam a
entrada de hackers.
- O provedor utiliza a Internet intensamente? Você pode conhecer o
provedor e abrir a sua conta online?
O provedor Internet deve dar o exemplo na boa utilização da Internet como
meio de atendimento ao cliente. Um provedor que não presta serviços pela
própria Internet em seu website, provavelmente não terá condições de
apoiá-lo na hora que você decidir usar a Internet para atender aos seus
clientes. Prefira quem usa a Internet eficazmente, oferecendo o maior
número de serviços e informações pela própria
Internet.
Sentindo-se mais confiante agora sobre como falar e escolher entre os
provedores? Ótimo! A escolha de um provedor deve ser cuidadosa a fim de que sua
experiência com a Internet seja sempre facilitada e tranquila.
Nós recomendamos: acompanhe os artigos dos cadernos de Informática dos
jornais do seu estado e da sua cidade. Veja quais são as melhores ofertas dos
provedores em termos de custos e benefícios. É importante também ouvir o que seus amigos tem a dizer
dos seus provedores, manter em mente o seu perfil
como pessoa e internauta, checar os preços,
e, para ter certeza da sua escolha, obter as
respostas para a nossa pesquisa junto a cada
provedor. Vale a
pena ter todos esses cuidados agora! Melhor agora do que depois.
Muita informação? É, esta aula foi rica mesmo. É hora agora de passarmos à
Aula 8 - Depois da
escolha do provedor.
|