:
Existem hoje centenas de milhares de listas de discussão
ou mailing lists. Elas são importantíssimas na discussão de assuntos
entre pessoas com interesses em comum. Vamos ver o que são, como funcionam, o que é necessário para participar, quais são
as fontes de referência das listas em geral,
e por que você deve participar de uma ou mais
listas de discussão, ok?
O Que São as Listas de Discussão:
Listas de discussão ou mailing lists são listas de endereços de correio
eletrônico de
pessoas interessadas em determinados assuntos. Uma lista de discussão é
formada quando existe um número relativamente grande de pessoas que
pretendem discutir algum assunto online, através de e-mails. Quando esse número torna difícil ou
impraticável o endereçamento do mail para cada um dos destinatários
(imagine colocar o endereço eletrônico de cada destinatário quando
existirem dezenas ou centenas deles), o recurso mais prático e barato é
criar ou usar uma lista de distribuição. Neste caso, quando você desejar
enviar um mail para todos os participantes da lista, você passará a
escrever apenas um endereço como destinatário:
nomedalista@nomedoprovedor.com.br.
Entendendo Como Funcionam as Listas de Discussão:
Quando você envia uma mensagem para o endereço eletrônico da lista,
um programa de computador no servidor de correio eletrônico do seu
provedor (Majordomo ou Listerver) automaticamente
re-distribui a mensagens para os endereços eletrônicos dos
participantes da lista. Todos os participantes da lista que recebem o
mail podem
respondê-lo também pela lista (isto é importante: o endereço da lista
passará então a ser o remetente e o
destinatário automático quando você usar o botão de Reply/Responder para
responder ao mail enviado pela lista). Assim os participantes poderão
discutir assuntos em comum e obter opiniões de especialistas também
participantes da lista. Muito prático e inteligente, não é mesmo?
Como Posso Passar a Participar de uma Lista?
Você pode facilmente se tornar membro de uma lista. Basta que você se
inscreva nela. Para se inscrever, obtenha o endereço de
correio eletrônico da lista desejada e solicite a sua participação.
O programa de computador que
gerencia as listas lerá seu endereço eletrônico e automaticamente
adicionará o seu e-mail à lista de participantes da lista. Normalmente uma
mensagem de boas-vindas padrão, contendo dicas e instruções, é
enviada aos participantes recém-chegados à lista.
Onde Posso Ver Que Listas Existem ou Posso Criar uma Nova
Lista?
Você pode saber de listas através de duas maneiras: através de um
convite/indicação pessoal para participar de alguma lista específica ou
pesquisando na própria Internet. Existem websites que divulgam endereços
de listas de distribuição e dão as dicas para inscrição:
Listas.BR - http://listas.actech.com.br -
você já ouviu falar do Listas.BR? É o maior catálogo de listas
em português! Várias listas brasileiras sobre informática (inclusive a
lista MeuPovo,
bem famosa), saúde, educação,
economia, cinema, etc. podem ser encontradas aqui. E você vai poder
assinar qualquer uma delas facilmente, basta escolher a lista que lhe
interessa e seguir as instruções online!
Catalist - http://www.lsoft.com/lists/listref.html
- o Catalist é o catálogo oficial das listas LISTSERV. Informações (como
registar, inclusive) sobre mais de 27 mil listas na Internet, indexadas
por assunto e país de origem.
e-Groups - http://www.egroups.com - permite a
criação de novas listas com grande facilidade. De graça. Você também
poderá participar de listas públicas já criadas e disponíveis no website.
No caso de listas privadas, o convite para inscrição chega a você via
e-mail - e você confirma o seu interesse de participar da lista também via
e-mail.
Liszt - http://www.liszt.com
- enorme diretório de listas de discussão. São mais de 90 mil listas
disponíveis para consulta e registro.
Tile Net - http://www.tile.net
- permite buscas de listas por nome, descrição e domínio, bem como a
construção de listas gratuitas de dicussão e informação. Visite-os e
verifique que listas existem na sua especialidade profissional.
Por Que Você Deve Participar de Uma ou Mais Listas de
Discussão?
Participar de uma lista de distribuição é um meio de educação
continuada, nós lhe garantimos! Há sempre um ponto de vista novo,
uma perspectiva diferente de um participante que engrandece os demais
(profissional e pessoalmente), e, que beleza, a oportunidade de poder
ouvir ou contactar
especialistas na sua área. Já tivemos grandes alegrias participando de
listas em nossas áreas de trabalho e interesses específicos e, por isso,
sugerimos que você não perca tempo. Procure listas do seu
interesse e comece a participar. Quem sabe você até não inicia uma lista
nova e ela se torna um grande sucesso?
Aula legal essa, não foi mesmo? Na próxima aula, vamos falar de
Transferências de
Arquivos, ok? Vamos à nossa Aula 17!